segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Análise Técnica - Metal Gear Solid V: The Phantom Pain ( PS3 )

                 O dia chegou. 
                                                                     V has come to. 
"V" de VENOM.


 Metal Gear Solid V: The Phantom Pain é o melhor jogo da saga. Posso afirmar isso baseado na minha experiência com toda a saga até então. Porém, isso é uma afirmação MINHA. Como o próprio game diz, não existem fatos, apenas interpretações. Pra mim, METAL GEAR SOLID V é SIM o derradeiro capítulo Ultimate da saga, respondendo dúvidas, fechando buracos, criando um enorme mistério e interagindo com o jogador de maneiras nunca antes experimentadas na história dos videogames. É esse tipo de inovação que Metal Gear sempre trouxe a cada lançamento. Phantom Pain  simplesmente pega toda a saga, coloca em um só jogo e multiplica por 100. E esse cálculo ainda não é suficiente para calcular o quanto o game evoluiu em relação a seus antecessores, é simplesmente ABSURDO. Essa análise vai ser absurdamente longa, pois com toda a certeza TPP é o melhor game que joguei na minha vida, e merece uma análise detalhada ao máximo. 


A Dor Fantasma está em todos nós. 

 "Adeus, Naked Snake. Bem-vindo, Venom Snake." - Ocelot 


  The Phantom Pain veio com a premissa de conectar a saga e fechar o ciclo ( isso é, conectar tudo aos eventos de Metal Gear[1987]). E isso poderia ser feito da forma mais simples possível. Por que simplesmente não explicamos que o Big Boss virou o vilão fazendo isso, aquilo e aquilo, daí botamos ele em MG e acabou :D 

 Mas é de HIDEO KOJIMA que estamos falando aqui. O Homem que vendeu o mundo. A narrativa escolhida para TPP foi feita para se ajustar ao mundo aberto. O conceito "Liberdade" é 100% explorado nesse jogo. Não irei organizar os tópicos, digitei da maneira que achei melhor para alguém ler e ir se empolgando com o game para pensar em comprá-lo, pois eu quero que você que está lendo sinta interesse em pegar essa masterpiece. 

Kaz.....

   Venom Snake é o Snake mais ágil, forte, sério e quieto de todos os outros. Sim, ele é quieto. Ele parece não saber o que fazer em diversas situações. E isso tem um motivo, o qual é revelado na missão "final" do jogo, e é o maior segredo do game. Você vai conseguir sacar se for como uma certa amiga minha(Dedico essa análise pra ela, inclusive ) e prestar muita atenção nos diálogos e nas fitas. Observe, pense, imagine! É isso que o game quer que você faça.  


Acho que tá na hora de virar o capetão mesmo. 
Sobre o gameplay em si, ele é perfeito.
Nunca foi tão bom correr. Nunca foi tão bom meter a porrada em alguém. Nunca foi tão bom andar abaixado e rastejar. Nunca. Venom consegue muito bem fazer todas as ações possíveis rapidamente, muito devido a seu braço biônico, que pode ser melhorado após uma certa Side Op. Dá até pra deixar ele dourado caso você baixe seu save de Ground Zeroes. São muitas opções e upgrades para ele, aumentando sua mobilidade ( velocidade de rastejo, corrida ), força, além de algumas missões específicas te darem diferentes braços, como um que dá choque nos inimigos. No level máximo ela pode funcionar como uma chuva de raios. É SENSACIONAL!


"A boa notícia é que você está no mundo dos vivos, a má notícia é que o mundo todo te quer morto." - Ishmael


 E coisas foram refinadas. Lembra em Ground Zeroes, quando você usava o mergulho em algum lugar alto e o Big Boss levantava no ar? Isso não existe mais. Venom, ao se jogar de um lugar alto com o mergulho, pode executar um rolamento fod*stico, ou cair de cara no chão mesmo. As duas coisas funcionam, pelo menos você provavelmente escapou dos inimigos... ou só fez isso por diversão mesmo. 

  E aí? E a liberdade? Pra começar, não espere Grand Theft Auto V com mecânicas Stealth. TPP é um Open World diferente. Existem dois mapas enormes: Norte de Cabul, no Afeganistão, e A borda Angola-Zaire, na África Central. Os mapas são variados, grandes, e absurdamente diferentes. Enquanto no Afeganistão você passa por desertos áridos e ruínas, sofre com as tempestades de areia ( Ou se beneficia delas ) e contorna montanhas e alguns poucos lugares com mato e água, na África temos as fortes tempestades ( Dando um efeito lindo pro jogo ), com direito a raios e trovões. A Fox Engine roda perfeitamente no PlayStation 3, preciso aplaudir de pé aos desenvolvedores desse marco tecnológico. Os consoles da oitava geração conseguem fazer isso com folga, eles tem poder. O PS3 não. Ele já está velho e o hardware foi levado ao limite em Grand Theft Auto V. Mas TPP mostra que chegou pra bater de frente, com efeitos surreais para um console de quase 10 anos de idade ( E com um chip gráfico difícil para se programar, né Sony? :P ). Quer ter uma ideia? No prólogo do game ( Darei mais detalhes quando for falar da história ), existem efeitos de luz, partículas, fogo e muito mais que você não acredita que está vendo isso rodando em um PS3. O game é muito mais bonito que Ground Zeroes, e ainda mais bonito que Metal Gear Solid 4. Isso ao custo de um frame-rate cravado em 20 FPS nas Cut-scenes. Eu admito que me incomoda em certas cenas ver a ação rolando travada em 20 FPS, mas você nitidamente vê o milagre que é essas coisas rodarem no seu "velho" console. 


Quando a hora chegar...


Continuando sobre a África, lá o terreno ainda tem montanhas, mas estas são muito mais acessíveis. Em sua maioria o terreno é "plano" e dirigir fica mais fácil. Porém há muita grama e mato, o que reduz a velocidade de seus veículos ( Incluindo de seu D-Horse ou D-Walker )
 Tudo é muito intuitivo e simples. Até porque o jogo começa fácil e fica absurdamente difícil perto do final, principalmente em seu segundo capítulo e suas missões de dificuldades [EXTREMO], [FURTIVIDADE TOTAL] e [SUBSISTÊNCIA]. O que cada uma delas quer dizer? 

[EXTREMO] = Inimigos causam mais dano, HP recupera muito mais lentamente, inimigos tem mais HP... enfim, é uma desgraça mesmo. ( :v ) 

[FURTIVIDADE TOTAL] é meio que óbvio. Você pode avançar do jeito que desejar, mas não poderá ser visto por seus inimigos, além do Reflex Mode e Chapéu de Galinha ( Item vergonhoso que faz com que os soldados emburreçam por completo ) estarem indisponíveis. E não para por aí: Os soldados tem uma linha de visão muito mais realista. Resumo: Te veem na PQP. 

 [SUBSISTÊNCIA] é o modo definitivo de Metal Gear. Seguindo os traços de Metal Gear Solid 1, você é largado na área da missão sem um equipamento qualquer, nem os upgrades de seu braço biônico estão lá. Todos os equipamentos precisam ser conquistados OSP, ou seja, no lugar da missão. É uma dificuldade que precisa de exploração e muitas interrogações para o sucesso. Amei.

V. HAS COME. TO!


"Kaz...Eu já sou um Demônio. O céu não é lugar para mim, de qualquer forma." - Venom
   Sobre os gráficos, eles são um marco na história do PlayStation 3, alcançando visuais inimagináveis em certas ocasiões. Em relação à GZ, TUDO foi melhorado. Draw Distance, velocidade de renderização ( Principalmente por parte dos soldados, que aparecem mesmo de MUITO longe ), sombras, luzes, cores e muuuito mais. O mundo é vivo, você se sente dentro do jogo. E adivinha? É exatamente esse o propósito do jogo. The Phantom Pain é um jogo feito pelo jogador. Desde as ações de Venom, a maneira com que você completa missões, lida com soldados, invade bases, cuida do seu pessoal, tudo influencia. E isso é simplesmente genial. 

  E a trilha sonora? O som das armas, as músicas que tocam, tudo está em seu devido lugar e combina sempre. Não bastasse os ótimos temas compostos para o jogo, ainda há clássicos dos anos 80 que você pode encontrar em forma de fitas. Taaaaake oooooon meeeee.... 

   Chegamos na melhor parte: Você precisa infiltrar uma base. O jogo vai te falar exatamente como você deve fazer pra chegar ao seu objetivo? Não, nunca. 

 Você pode sair metralhando o mundo inteiro e conquistar o Outpost, Você pode ir em Stealth tranquilizando todo mundo, você pode ir numa mistura disso, ou inventar  a maneira que achar melhor. O jeito que o game se adapta para cada tipo de situação é impressionante do mesmo jeito: Executa Headshots demais? Os soldados vão começar a usar capacetes. Infiltra demais pela noite? Os soldados vão começar a usar Night Vision Goggles. Usa e abusa de bombas de fumaça ou de sono? Os soldados usarão Máscaras de Gás. Atira demais com armas letais nos soldados? Eles passarão a usar armaduras muito mais resistentes. 10/10. 


Tá todo mundo armado? - É claaaaro! - 
     Quando você acha que não pode ficar melhor, você conhece o Buddy System. Escolha entre 4 parceiros, que o ajudarão nas missões do jeito deles. Vou detalhar todos os 4 aqui. 

[D - HORSE] : Cavalo de Venom. Ele é muito útil para missões que envolvem perseguições. Além disso, é o buddy mais útil no Afeganistão. Apesar de não ser mais rápido que um veículo, ele consegue atravessar longos terrenos em pouco tempo. Pode ser equipado com uma maravilhosa Battle Dress! E caso conquiste afinidade máxima com ele, poderá mudar a cor dele! Oh, eu te amo, Kojima. 

[D-DOG/DD] : Cachorro de Venom que é encontrado aleatoriamente. Fique de olho nas missões no começo do jogo, há grandes chances dele aparecer. Ele é um dos parceiros mais úteis, ele marca tudo que pode sentir, além de poder distrair inimigos, e , com as roupas certas, pode fultonar/matar inimigos. Não bastasse isso, há como mudar a cor dele também. Meu DD é um cachorro branco e fofinho. Mas hey, ele demora pra crescer. Ô se demora. 

[QUIET] : "Parceira" de Venom. Ela tem uma história conturbada com ele, que deixarei para vocês descobrirem. Sobre seu gameplay, ela pode invadir Outposts e com suas habilidades, marcar praticamente todas as coisas importantes desse Outpost. Ela também pode atirar, claro, e matar/tranquilizar inimigos. Ela te salva em diversos momentos de sufoco, pois sua precisão é absurda. Mas fique ligado: Ela não é para sempre. 

[D-WALKER]: Robozinho maroto de Venom. Ele tem inteligência própria, mas pode ser controlado. Você pode equipá-lo com armamentos cada vez mais poderosos, tornando-o  um buddy para qualquer tipo de situação. Ele pode usar rodinhas pra ir mais rápido, pode usar CQC, armas tranquilizantes...lança-chamas, gatling guns... enfim, ele é genial se você souber usá-lo nas situações corretas. 


Prazer, Demon Snake. 
   E aqui está um dos aspectos mais sensacionais de Phantom Pain: VOCÊ decide o lado de Venom Snake. O game possui um sistema de karma baseado em suas ações. Há duas "metas". A de heroísmo, que vai aumentando a cada missão cumprida, side ops, resgate com fulton, entre outras coisas "de herói". Mas também há a meta de DEMON. Para enchê-la você vai precisar matar muitos inimigos, abusar de crueldade na hora de matá-los ( Por exemplo, Petro Bombs[ Coquetel Molotov]), além de ameaçar matar membros da sua própria equipe, e coisas mais absurdas e anti-éticas. A maneira mais fácil de se tornar Demon é construindo uma bomba nuclear. Você pode ter até 4 na base, mas boa sorte em construí-las, pois elas levam tempo in-game para serem completas... e demora mais de um dia. Deixe teu console ligado e vá dormir ou ir fazer algo mais.

 Mas o que isso muda em Venom? Se liga:


Isso deve estar doendo pra Cara%$*#
  SIM! O chifre/estilhaço que está alojado em seu crânio simplesmente aumenta absurdamente de tamanho, simbolizando sua ascensão ( ou queda ) como Demônio. Além disso, não há como tirar o sangue que fica alojado em seu corpo, mesmo com chuva, banhos e etc. Isso te torna mais visível para seus inimigos, e pode atrapalhar bastante. Mas isso é totalmente proposital. Você quis se tornar um Demon, não é? Não pense que matar pessoas a sangue frio e não ter um pingo de consideração por elas leva a um caminho bom. Venom Snake está destruído. 

 Heroísmo, por outro lado, só trás vantagens. Você poderá invadir FOBs de outros jogadores e desativar suas nukes caso tenha muitos pontos de Heroísmo, soldados cada vez melhores aparecem com uma grande porcentagem de heroísmo e diversas outras coisas. 

 Agora que eu cite ela, me deixe falar da Mother Base e a FOB. Mother Base é sua base. Onde ficam seus soldados, onde é guardado e produzido tudo que você utiliza no campo de batalha. Seu exército está lá e você é o chefe deles. Andar e voltar pra base de vez em quando aumenta a moral de seus soldados, fazendo eles gostarem mais do que fazem. Além disso, há como fazer side-ops de tiro ao alvo em cada plataforma ( A base pode ficar enorme ) , tomar banho e explorar para encontrar Diamantes Brutos que seus soldados as vezes pegam e escondem. Ah, experimente ir na plataforma médica e subir ao terceiro andar, na porta com Luz Azul. Complete a missão toda e verá um dos momentos mais tristes e emocionantes de toda a franquia. 

 As FOBs são "quase" Mother Bases, porém elas ficam bem longe da principal, e serve para não atrair invasores para a Mother Base. Em TPP, FOB é o componente Online do jogo, onde jogadores se invadem e roubam recursos e soldados um do outro. Os servidores estão meio instáveis ainda, pode rolar atraso na resposta dos comandos. Mas o modo funciona muito bem e pode te render muito lucro... ou pode resultar em muitas perdas. Saiba defender e gerenciar sua base que você vai longe. O futuro dos Diamond Dogs depende disso. 


SNAKE IN!


   Em relação à customização e coisas criadas pelo jogador, esse é um dos jogos mais profundos e livre que já vi na vida. Você pode customizar suas armas ( Após uma série de missões ), seus parceiros, seu helicóptero, e melhor, seu emblema. Isso resulta em emblemas únicos. O meu, por exemplo, é "Punished V", com a caveira da Outer Heaven. O emblema será mostrado no braço de Snake, de seus soldados, dos veículos, nas plataformas da base, nas bandeiras, enfim. Você verá sua criação fazendo parte do jogo. Isso é espetacular. 

  Sobre a história, ela é bastante interpretativa, e menos detalhista que seus anteriores. Mas as cut-scenes estão lá ( Em menor número, mas duram um tempinho considerável ). O desenvolvimento dos personagens, conversas que em qualquer game antigo teria sua cut-scene totalmente trabalhada. TPP simplifica isso e é de muita praticidade e qualidade. O game possui dois capítulos, os quais são bem estruturados, com certas missões simbolizando momentos épicos da história. O final do capítulo 1 é sensacional. Já o capítulo 2 vai apostar nos seus feels. Ele tenta te enrolar colocando missões repetidas com dificuldades diferentes. Tudo isso para a missão final ser desbloqueada "de repente". Com ela, tudo passa a fazer sentido, e você pode entender ou não. Se não, vá conversar imediatamente antes de sair xingando Kojima e a Konami por isso. 

  Segredos e mais segredos ainda não foram descobertos em The Phantom Pain. Para ter uma noção, existe um final que só será desbloqueado quando todas as nukes do jogo forem erradicadas. Isso é tecnicamente impossível, e é essa  a mensagem que  Kojima quis nos passar. Nunca nos livraremos de todas as nukes, sempre terá alguém com uma, duas, três, ou milhares de pessoas. 

  Bom, acho que você já aprendeu bastante sobre  MGSV. Tá na hora do veredito.



    O despertar de Venom é perfeito. Seus momentos são épicos, sérios e passam por situações que incomodam o jogador no sentido de serem um tanto quanto horrendas. O choque é grande em todos os finais. Nunca um jogo me fez sentir tão mal pela perda de alguém. Nunca um jogo me fez estar tão dentro dele. Eu me orgulho infinitamente por ser fã dessa franquia maravilhosa e ter participado indiretamente da obra-prima chamada "METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN". Suas músicas, seu gameplay, seus diálogos, seus temas, tudo foi tocado com maestria para o fechamento do ciclo Metal Gear. Está tudo acabado agora,e com chave de ouro. A dor fantasma reina em meu e no coração de todos os fãs. Obrigado Kojima, Obrigado Kojima Productions. Por todos esses momentos, todas as risadas, todas as tristezas e inovações. Metal Gear é uma série totalmente única que reúne ideias e criatividade de uma maneira impensável. Isso é Metal Gear. Esse é um jogo de Hideo Kojima! 




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