A Linha dura que não foi aceitada
Recentemente, houve uma FLASH Sale na PSN, e o Battlefield:Hardline estava em uma das promoções. Eu aproveitei e resolvi pegar para ver como que era o jogo, afinal muitos falavam mal. Eu já estive muito empolgado na época do lançamento, inclusive joguei a BETA e tinha simplesmente adorado. Porém, veio o lançamento e um balde de água fria, ninguém se importou com o lançamento, o público alvo de BF, que é o PC, preferiu continuar no Battlefield 4 e ignorou o Hardline, causando um constraste assustador nas vendas e no número de jogadores.
Hoje você confere o que eu achei do game, que foi lançado em Março de 2015 para PlayStation 3, PlayStation 3, Xbox One, Xbox 360 e PC.
Primeiro, falaremos da campanha do game, que foi desenvolvida pela VISCERAL. Você assume o detetive Nicholas Mendoza, que trabalha na Polícia de Miami. Seu chefe atual, Dawes, está testando Nick em algumas missões básicas, para saber se ele é confiável. Dawes manda a policial Khai para ajudar ele.
Isso ocorre após o prólogo do game, que é uma introdução da primeira missão de Nick. O que você pode esperar é uma campanha relativamente curta, direta e clichê.
Os próprios desenvolvedores de Hardline comentaram que a campanha seria o típico drama de polícia e ladrão, com reviravoltas, momentos de ação intensa e coisas típicas de filmes e seriados policiais. E é isso que realmente vemos. O game possui 10 episódios, como se fosse uma série, mesmo. Toda vez que você para de jogar no meio ou no começo de um episódio, um teaser do que vai acontecer no próximo episódio acontece. São trechos bem empolgantes e que te deixam com vontade de jogar novamente.
Algo que precisa ser dito é que a campanha também foi inspirada em Far Cry. Na maioria das vezes você invade Outposts inimigos, podendo agir no modo Stealth ou matando todo mundo, como nos outros BFs. Ser Stealth agora lhe rende muito mais pontos, além de recompensas maiores e melhores. Além disso, como Nick é um policial, ele pode prender os inimigos ( Que nunca mais vão levantar )ou simplesmente nocauteá-los. Você pode usar diversas armas ( que podem ser personalizadas como você quiser, basta progredir na campanha )caso queria tocar o terror.
As sequências de ação são muito empolgantes e aparecem nas horas certas. Os personagens apresentados são cativantes e você até que se importa com eles no decorrer da história, mas não dura muito tempo. O final do game é o típico final que deixa brecha para uma sequência, o que pode decepcionar algumas pessoas, ou empolgar ainda mais outras. Hardline 2 seria a segunda temporada dessa história.
Vamos falar de gameplay agora. A Engine utilizada é a Frostbite 3, a mesma de BF4. Por isso, a movimentação, a destruição e todas as características gráficas dessa engine você verá aqui. Porém, a campanha é estranhamente mais feia que o Multiplayer, pelo menos no PlayStation 3 ( Curiosidade extra: O PS3 tem muito mais jogadores de Hardline que o PC e o X360 ). As CGs tem algum tipo de problema, onde rola um contraste muito grande em algumas cenas. Apesar disso, as expressões dos personagens e as roupas, detalhes faciais e tudo mais ainda são belos, e transmitem bem o clima da cena.
Caso você opte por usar as armas, elas estão deliciosas. Mais bonitas do que nunca, elas ganharam um brilho próprio e personalizações bem bacanas. As cores tem um maior impacto e dá um tom de Far Cry, novamente. Inclusive a última missão é totalmente inspirada em Far Cry 1/3.
Outra coisa a se notar também é o sistema de coletáveis do game. Eles são medidos em casos, e para resolvê-los você precisa coletar provas. Nick possui um scanner que mostra a distância para encontrar a prova, além de mostrar quantas faltam. É um sistema muito fácil e que vai consumir seu tempo, pois é bem legal conseguir as provas, resolver os casos e desbloquear recompensas bacanudas para a campanha e para o MP.
O Multiplayer ( DICE que focou nessa parte ) teve uma repaginada total. Não há mais soldados e tanques de guerra, o que temos agora são policiais e ladrões, que são os times do game. Mas mesmo assim temos as famigeradas 4 classes clássicas de BF. Cada classe tem armas e acessórios exclusivos para elas, como sempre foi. Porém, agora CADA Arma tem como ser upada, além de CADA classe também. Isso é medido em estrelas. Bronze, Prata e Ouro. Isso traz uma variação incrível, onde você precisará variar bastante caso queira upar todas as classes e descobrir tudo sobre elas. As armas são compradas via dinheiro ( Que é ganhado baseado no EXP que você ganha nas partidas ), mas nem todas estão desbloqueadas desde o começo. Algumas você precisa cumprir certos requerimentos para desbloquear, duas delas em específico valem um troféu ( que inclusive é o último que falta para eu platinar o game ).
No modo Roubo, dois pacotes estão guardados em um certo lugar do mapa. Os bandidos precisam achar um jeito de entrar no local e roubar os dois pacotes, levando eles para os pontos de fuga, colocando eles nos helicópteros e assim ganhando a partida. Os policiais precisam manter os pacotes no local de origem até o tempo acabar ou eliminar todos os bandidos ( Cada bandido morto é um ticket a menos. Os bandidos possuem 100 tickets ). Os mapas variados trazem experiências bacanas e esse modo é um dos mais divertidos e populares.
No modo Dinheiro Sujo, um monte de grana tá localizada em um ponto que fica geralmente no meio do mapa. Tanto os bandidos quanto os policiais vão atrás desse dinheiro. Os policias estão coletando evidências, enquanto os bandidos estão roubando, mesmo. Os cofres de cada time ficam nas extremidades do mapa, e podem ser roubados a qualquer momento. O modo é complicado, mas ainda assim consegue ser divertido.
Já no modo Ligação Direta, você tem veículos espalhados pelo mapa, que funcionam como no modo Conquista. Você precisa ficar nesse veículo e manter ele em movimento, para assim ganhar pontos e drenar tickets dos inimigos. As partidas são muito longas e seu dedo vai ser detonado, mas a dirigibilidade é muito melhor do que em BF4 e você ganha EXP até demais, então é bem prazeroso de se jogar.
O Multiplayer tem mapas variadíssimos, que contam até com climas diferentes e versões noturnas. Até agora foram lançadas duas DLCs, e os players estão no aguardo da terceira, que promete trazer ainda mais armas, mapas e talvez algum modo novo. O Premium do game é um dos que mais vale a pena na franquia. Resta saber se eles vão manter o game vivo, assim como fizeram com BF4.
E aqui temos o ponto mais polêmico do game. Sua dublagem. Enquanto a versão em inglês do game tem uma dublagem muito boa e precisa, a versão em português é inconsistente. A voz do Nick não combina com a idade dele e fica bem estranha de se ouvir. Apesar disso, o Roger fez um bom trabalho até, se considerar o tanto de falas que o protagonista tem.E cá entre nós, ele melhora muito nos episódios finais do game, principalmente no Episódio 9. Os outros personagens são muito bem dublados, transmitindo a emoção necessária nas cenas e no gameplay. A naturalidade dos palavrões também é louvável. Os personagens xingam à vontade, e isso é bem melhor do que ouvir adaptações toscas e censuradas. E tudo isso fica ainda melhor no Multiplayer, que apesar de contar com menos zoeiras do que BF4, ainda está bem divertido de se ouvir. Os bandidos xingam em quase todas as falas, enquanto os policias são mais organizados. "Aonde você tá indo agora, porra?" "Ô Cagão, volte pra cá e lute" e "Tirem esses putos de cima de mim" são coisas que você vai ouvir bastante, e garanto que vai rir bastante também, pois as vozes são bem humoradas.
Com tudo isso dito, você deve estar se perguntando o porquê do " A Linha Dura que não foi aceitada ". Pois bem, eu te explico. Os jogadores de PC simplesmente não curtiram a proposta de BF Hardline, estragando toda a imagem do game e fazendo com que ele seja jogado por poucas almas nessa versão. Nos consoles é onde Hardline possui uma força maior, entretanto muito menor que a de BF4, que domina tudo ainda. Eu realmente recomendo que você dê uma chance ao Hardline, variar é bom de vez em quando e esse game vai te dar isso. Possui uma campanha clichê sim, mas precisamos de coisas como essa de vez em quando. E um Multi viciante desse você não encontra em qualquer lugar.
O game foi jogado no PlayStation 3.